A Bauhaus e a sua importância no moderno design.
A Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitectura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitectura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
Apesar de ter passado por diversas alterações no seu perfil de ensino à medida que a direcção da escola evoluía, de uma forma geral, acreditava que os seus próprios métodos de ensino deveriam estar relacionados com as suas propostas de mudanças nas artes e no design. Um dos objectivos principais era unir técnica, arte e artesanato. A máquina era valorizada, e a produção industrial e o desenho de produtos, desenvolvimento estético e formal, tinham lugar de destaque.
O Vorkurs, curso preparatório, era um curso exigido a todos os alunos e ministrado nos moldes do que é o moderno curso de Desenho Básico, fundamental em escolas de arquitectura por todo o mundo. Não se ensinava nada de história na Bauhaus porque se acreditava que tudo deveria ser criado por princípios racionais ao invés de ser criado por padrões herdados do passado.
Alguns dos nomes ligados à Bauhaus, entre artistas e professores, eram: Walter Gropius (arquitecto e fundador da Bauhaus), Josef Albers (pintor), Marcel Breuer (arquitecto, e é de destacar a importância do seu trabalho com design de mobiliário), Paul Klee (pintor), Johannes Itten(pintor, professor e escritor), Wassily Kandinsky(pintor), László Moholy-Nagy (designer, fotógrafo, pintor e professor de design), entre outros.
http://newgrass.files.wordpress.com/2009/08/bauhaus-1923.jpg
A Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitectura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitectura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
Apesar de ter passado por diversas alterações no seu perfil de ensino à medida que a direcção da escola evoluía, de uma forma geral, acreditava que os seus próprios métodos de ensino deveriam estar relacionados com as suas propostas de mudanças nas artes e no design. Um dos objectivos principais era unir técnica, arte e artesanato. A máquina era valorizada, e a produção industrial e o desenho de produtos, desenvolvimento estético e formal, tinham lugar de destaque.
O Vorkurs, curso preparatório, era um curso exigido a todos os alunos e ministrado nos moldes do que é o moderno curso de Desenho Básico, fundamental em escolas de arquitectura por todo o mundo. Não se ensinava nada de história na Bauhaus porque se acreditava que tudo deveria ser criado por princípios racionais ao invés de ser criado por padrões herdados do passado.
Alguns dos nomes ligados à Bauhaus, entre artistas e professores, eram: Walter Gropius (arquitecto e fundador da Bauhaus), Josef Albers (pintor), Marcel Breuer (arquitecto, e é de destacar a importância do seu trabalho com design de mobiliário), Paul Klee (pintor), Johannes Itten(pintor, professor e escritor), Wassily Kandinsky(pintor), László Moholy-Nagy (designer, fotógrafo, pintor e professor de design), entre outros.
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