Peter Behrens


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/06/Peter_Behrens,_um_1913.jpg

Peter Behrens (1868-1940), arquitecto e designer Alemão, é um dos mais influentes do século 20, e levou adiante obras pendentes na pintura, arquitectura, design gráfico e industrial.

Estudou na Kunstgewerbeschule Hamburgo (Escola de Artes Aplicadas) 1886-1889 antes de participar da Kunstschule em Karlsruhe e Dusseldorf Art Academy.

Desde 1890 trabalhou como pintor e artista gráfico, em Munique, onde se juntou ao movimento Jugendstil, em 1893 ele foi um dos membros fundadores da Secessão de Munique. Produziu xilogravuras, ilustrações coloridas, desenhos para encadernações de livros e objectos de artesanato inteiramente moldado pela linguagem formal Jugendstil.


Em 1897, juntou-se com outros designers para fundar a Vereinigte Werkstätten für Kunst und Handwerk em Munique, para produzir objectos artesanais utilitários.


Em 1898, colaborou na elaboração de um jornal de Berlim "Pan" e produziu o seu primeiro design de móveis.


Contratado pela AEG (Allgemeine Elektricäts-Gesellschaft), em 1907, como consultor artístico, reforma a imagem da empresa e cria uma identidade corporativa.


Além de arquitectura, habitação dos trabalhadores e das suas famílias, projectou também electrodomésticos, onde o seu objectivo era promover as competências de artesanato enquanto líder na produção industrial, padronizando as formas dos seus componentes e assim torná-los intercambiáveis, o que racionalizou a produção.


Em 1926, projecta "Novos Caminhos", uma residência privada em Northampton, que é considerada como um dos primeiros exemplos do estilo moderno e internacional.Até ao fim da sua vida foi chefe do departamento de arquitectura na Preußische Akademie der Künste em Berlim.

Sem comentários:

Enviar um comentário